"Transforme a prática em ambiente de reflexão!"
FotoPalestras

O Papo Inspirador é um dos formatos para a mediação das experiências de aprendizagem de alto impacto e se diferencia de uma palestra comum por sua abordagem apreciativa, alinhando o tema escolhido e os conteúdos-chave do diálogo aos valores e à realidade da organização e seus colaboradores.

É aplicado o conceito da prática como ambiente de reflexão, unindo uma apresentação dinâmica à interação através de atividades prático-reflexivas e o diálogo com os participantes, envolvendo-os na geração e consolidação do conhecimento.

Meu trabalho envolve desde as observações e pesquisas que dão origem aos temas de reflexão, passando pelo estudo do contexto da organização, seus valores e características culturais, até a criação das atividades prático-reflexivas e a mediação do encontro. Cada Papo Inspirador é uma oportunidade fascinante de despertar novas atitudes.

Proponho uma nova abordagem sistêmica, baseada na Conscienciologia Humanista, aplicada à mediação das relações de convívio e aprendizagem organizacional, promovendo o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações humanas, consolidando 10 anos de meu trabalho na observação, pesquisa e experimentações interventivas junto aos mais diversos grupos.

Todo meu trabalho de abordagem se baseia em 3 Princípios Fundamentais:

  • Apreciação do Humano: resgatando a valorização e reconhecimento do potencial humano.
  • Intencionalidade: provocando a conscientização em relação às atitudes e comunicação nas relações.
  • Transcendência: estimulando a superação de diferentes limitações, incentivando o pleno desenvolvimento.

Nos Papos Inspiradores - palestras 100% interativas - é promovida uma dinâmica para a autoaprendizagem e tomada de consciência, contribuindo para a autorrealização de indivíduos e equipes, oportunizando a melhoria nas relações humanas, de colaboração e nos resultados da organização.

Conheça aqui alguns dos temas de abordagem para engajar e incentivar pessoas e equipes:

Liderança Consciente
A partir de diversas atividades prático-reflexivas são resgatados conceitos práticos como Apreciação de Talentos Humanos, Engajamento e Incentivo pelo Propósito, orientando líderes a exercerem sua intencionalidade com consciência, inspirando atitudes mais valorosas em suas equipes.
O Fator Humano nas Organizações
Este é o convite à reflexão sobre o papel do fator humano nas organizações, resgatando as realizações humanas e o sentido de propósito em cada atividade dos líderes, gestores e membros das múltiplas equipes de trabalho. Um diálogo para envolver as pessoas na solução de diferentes desafios como: alta performance, qualidade, cuidados com a saúde e segurança no trabalho e a criação de ambientes mais saudáveis e produtivos para o trabalho e a convivência.
Igualmente Diferentes - Respeitar mais do que aceitar
A diversidade ganhou destaque no debate social e também nos ambientes organizacionais. Nesta nova realidade, porém, poucos se dedicaram a explorar o potencial criativo deste novo cenário. Proponho um diálogo em que se reconheça não apenas as diferenças, mas o valor desta diversidade, focando em novas dinâmicas de colaboração que transformam diferentes ideias, culturas e saberes em matéria-prima para a inovação das organizações e da sociedade.
Relações Essencialmente Humanas
Princípios da Convivência de Valor: este é um diálogo sobre o significado que damos às nossas relações, os impactos das emoções nas interações cotidianas e as habilidades da empatia e resiliência no desafio diário de construir uma convivência de valor.
Por que as pessoas não fazem o que devem fazer?
A partir de uma investigação motivada pela pergunta título, apresento as reflexões extraídas de uma série de observações e diálogos com colaboradores de diferentes empresas, apontando para três respostas possíveis (mais do que hipóteses) e as diferentes formas de intervir em cada um dos cenários, potencializando a performance de pessoas e equipes.
Ética - Escolhas conscientes e corresponsabilidade
O atual cenário político e empresarial do Brasil, e também do mundo, tem chamado a atenção de profissionais e organizações para os impactos e consequências de ações e não ações tomadas, apontando para uma crise não só econômica, mas de reflexão. E este é o ponto de partida para um diálogo que desperte todo profissional, desde líderes até suas equipes, para o exercício de Escolhas Conscientes e Corresponsabilidade, disseminando os valores da organização, a fim de construir resultados mais sólidos e sustentáveis, engajando as pessoas com os princípios que norteiam relações e negócios de valor.
Cooperação - Competência essencial
O que une as pessoas em torno de um propósito? A partir desta reflexão são apresentados conceitos sobre a colaboração e o trabalho em equipe, resgatando os princípios do Foco nos Pontos Fortes, da Apreciação de Talentos Potenciais e da aprendizagem e trabalho em rede, potencializando a alta performance e gerando resultados.
Mediação nos Conflitos de Micropoderes
Uma reflexão sobre os conflitos de micropoderes e as diferentes formas de mediá-los, resgatando o respeito e a valorização nas relações de pessoas e equipes, focando nos interesses comuns e na intencionalidade das atitudes e iniciativas, dentro e fora da organização.
O Desafio de Superar a Nós Mesmos
São explorados conceitos e melhores práticas sobre autossuperação, estabelecendo uma visão crítica sobre corresponsabilidade, distanciando a ideia do locus externo, ou a justificativa baseada na “culpa é do outro”, promovendo uma reflexão sobre o papel prático da aprendizagem contínua e da automotivação.
Aprendizagem Compartilhada para Ambientes Organizacionais (ou além)
Neste Papo de Valor são resgatados modelos e práticas comuns à dinâmica de aprendizagem social, abordando a importância de se aprender a apreender e de como compartilhamos conhecimento de maneira natural, inspirando práticas que potencializem diferentes formas de gerar e consolidar o conhecimento, tanto nas organizações quanto em demais grupos sociais.
Pertencimento - Automotivação e colaboração
Num diálogo simples e direto, uma reflexão sobre o que nos faz sentir pertencentes a um grupo, organização ou causa, focado para líderes que precisam inspirar o pertencimento em suas equipes e profissionais que merecem reencontrar o sentido na própria atuação.
Engajamento - Perspectiva de futuro e reconhecimento percebido
Engajamento é essencialmente inspirado pela perspectiva de futuro que as pessoas têm em relação a uma determinada iniciativa, seja o ingresso numa determinada profissão ou o aceite de uma proposta de trabalho, passando pelo Reconhecimento Percebido por suas contribuições, daí proposta de resgatar conceitos e melhores práticas, seja com líderes ou equipes, a fim de que se possa impulsionar o engajamento individual e coletivo em organizações humanas.
Empoderamento - Conhecimento e autonomia
Aprendizagem, iniciativa e protagonismo, características que dependem do empoderamento de indivíduos e equipes e que se torna a nossa abordagem central, voltando-se ao resgate de princípios práticos, tanto para líderes que desejam empoderar seus liderados quanto profissionais em busca de um maior protagonismo.
Inspirando Atitudes Seguras
A partir da máxima “evite acidentes, faça tudo de propósito”, o diálogo propõe aos participantes novas formas de agir com mais consciência em relação à sua própria segurança e a do outro, abordando o verdadeiro propósito do cuidado e seu significado para o indivíduo, família e sociedade, trazendo ainda elementos sobre a arte da argumentação para inspirar atitudes mais seguras.