"Transforme a prática em ambiente de reflexão!"

Se você tem dúvidas a respeito das soluções oferecidas, confira abaixo as perguntas mais frequentes. Se algo ainda não ficou claro e você tenha questões a serem respondidas, entre em contato.

Palestras

QUAIS OS TEMAS DE PALESTRAS OFERECIDAS?
As palestras focam na reflexão e conscientização sobre diferentes aspectos das relações humanas, trabalhando de maneira personalizada os conteúdos da própria empresa, transformando-os em temas para as reflexões, ou abordando:
  • Liderança Consciente;
  • Comunicação Assertiva;
  • Cooperação e Equipes Autogerenciáveis;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Ética e Conduta Profissional;
  • Mediação Consciente de Conflitos;
  • Negociação Baseada em Princípios;
  • Motivação e Superação de Desafios;
  • Aprendizagem e Autodesenvolvimento;
  • Pertencimento;
  • Engajamento;
  • Empoderamento;
  • Segurança e Saúde no Trabalho.
VOCÊ FAZ PALESTRA MOTIVACIONAL?
Sim! Palestras motivacionais são o que chamo de Papos Inspiradores, nos quais apresento um determinado tema, focando no incentivo à ação e chamando os participantes a assumirem sua corresponsabilidade, promovendo o empoderamento para a mudança.
VOCÊ FAZ PALESTRA PARA EQUIPE DE VENDAS E EQUIPES COMERCIAIS?
Sim! Os maiores desafios que as equipes de vendas enfrentam estão ligados às relações humanas, envolvendo competências como comunicação, negociação, empatia e até mesmo aspectos culturais que precisam ser considerados no trabalho do dia a dia.
O CONTEÚDO DA PALESTRA É ADAPTADO CONFORME A REALIDADE DA MINHA EMPRESA/EQUIPE?
Sim! Mesmo se você escolher um dos temas de meu portfólio, a abordagem é personalizada à realidade da organização, considerando elementos como a dinâmica e história da empresa/equipe, até os resultados almejados com o encontro.
QUAL A DURAÇÃO DAS PALESTRAS?
Cada palestra dura em torno de 90 minutos, tempo suficiente para despertar nos participantes a reflexão sobre o tema escolhido, trabalhado a partir do exercício de diálogo somado às atividades prático-reflexivas, transformando a prática em ambiente de reflexão.
VOCÊ ATUA EM TODO O BRASIL?
Sim! Viajo bastante realizando palestras em diferentes regiões, especialmente nos estados em que meus atuais clientes possuem unidades de negócio, como Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA?
A proposta é a de ser um Papo Inspirador, uma palestra 100% interativa, baseada no princípio da prática como ambiente de reflexão. Dessa forma, para cada conceito apresentado uma atividade prático-reflexiva é proposta, de maneira que o participante possa assumir o papel de protagonista no processo de aprendizagem. Você pode conhecer mais na página de apresentação das palestras, basta clicar aqui!
QUAL O PÚBLICO DA PALESTRA?
O perfil dos participantes é o que orienta a forma de abordagem das palestras, portanto, é possível trabalhar com os mais diversos públicos, desde profissionais de áreas estratégicas até as mais operacionais, juntos ou em grupos orientados de acordo com os perfis das atividades desempenhadas.
TEM LIMITE DE IDADE PARA PARTICIPAR DE UMA PALESTRA?
Na verdade, preciso apenas saber a faixa etária, a fim de elaborar uma abordagem e exemplos que façam sentido para os participantes. Tenho experiência em palestras para colaboradores, familiares - incluindo seus filhos, e também em projetos com a comunidade, focando em crianças e adolescentes. Para as cooperativas, realizei diversos encontros com jovens, tanto no Paraná quanto no Espírito Santo.
VOCÊ FAZ PALESTRAS EM EVENTOS COM OUTROS PALESTRANTES?
Sim! É comum em convenções, por exemplo, que diferentes palestrantes, especialistas em áreas distintas, sejam convidados a atuar de maneira colaborativa. Meus clientes gostam de me convidar também para o encerramento destes eventos, pois tenho facilidade em abranger as falas de meus colegas nas reflexões finais do encontro.
É POSSÍVEL REALIZAR PALESTRA POR VIDEOCONFERÊNCIA?
Sim, ainda que a dinâmica seja diferente e requeira uma preparação antecipada, como o envio de alguns conteúdos que contribuirão para o empoderamento dos participantes.
COMO POSSO PARTICIPAR DE UMA PALESTRA SUA?
Atualmente, meu trabalho é focado na realização de encontros personalizados para empresas, o que me impede de convidar pessoas estranhas à realidade da organização, especialmente por eu tratar de assuntos discutidos em caráter de confidencialidade. Porém, há algumas iniciativas sociais ou com público livre. Então, entre em contato e descobriremos quando será a próxima grande oportunidade!
COMO POSSO CONTRATAR UMA PALESTRA?
Basta clicar aqui e me enviar uma mensagem contando qual o cenário atual, seu ou de sua equipe, apontando os resultados almejados. A proposta é enviada com uma sugestão para a Abordagem Relacional, que consiste na forma de abordagem, os conteúdos-chave, relacionando os conhecimentos a serem tratados, além dos resultados com os quais posso me comprometer.
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA COM ISSO?
O Método ApreciATO vem sendo aplicado há 10 anos, porém, antes deste período meu trabalho já estava relacionado à aprendizagem e desenvolvimento, tendo atuado em projetos de educação especial, capacitação profissional e formação de equipes para a área de business-to-business.
VOCÊ TEM ALGUMA CERTIFICAÇÃO?
Tanto o Método ApreciATO quanto a Conscienciologia Humanista são abordagens exclusivas, criadas por mim nesta última década em que me dediquei ao propósito de promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações humanas. No entanto, para chegar até aqui em certifiquei como Investigador Apreciativo, pela Case Western Reserve University, e também em Six Disciplines of Breakthrough Learning pela Affero Lab e The 6Ds Company, modelo para projetos de aprendizagem corporativa.
VOCÊ PODE CITAR ALGUNS CASOS DE SUCESSO?
Todo caso atendido tem sua confidencialidade respeitada. Mas posso lhe contar algumas histórias e, dependendo de seu foco, é comum eu apresentar diferentes aprendentes, a fim de criar uma rede de aprendizagem colaborativa.
PARA QUAIS TIPOS DE EMPRESAS VOCÊ OFERECE ESSE SERVIÇO?
Atuo em organizações de diferentes segmentos de negócio, como empresas de tecnologia, prestadoras de serviços, indústrias, cooperativas e também em organizações sociais.

Workshops

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PALESTRA E WORKSHOP?
A palestra atende a demanda de provocar a reflexão sobre um determinado tema, promovendo um trabalho de conscientização, enquanto o workshop - que eu chamo de Diálogos de Aprendizagem Compartilhada - traz o foco para o desenvolvimento de competências mais complexas, envolvendo a capacitação dos participantes em métodos, modelos e ferramentas para o exercício de suas atividades ou para a criação colaborativa de algum conteúdo exclusivo.
QUAIS OS TEMAS DO WORKSHOP?
Nos workshops, trabalho com o conceito de competências, que se difere um pouco da ideia de “temas”, focando no compartilhamento de conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e no incentivo às atitudes pró-ativas do grupo. Além das competências personalizadas, baseadas nas demandas da organização, trabalho frequentemente com:
  • Liderança Consciente;
  • Comunicação Propositiva;
  • Feedback Apreciativo;
  • Resiliência na Prática;
  • Mediação de Conflitos;
  • Elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual e Coletivos;
  • Social Learning;
  • CoCriação da Visão, Missão e Valores para equipes de trabalho;
  • Construção Colaborativa de Planejamentos Estratégicos;
  • Elaboração Compartilhada de Indicadores de Desempenho.
VOCÊ FAZ WORKSHOP PARA MOTIVAR MINHA EQUIPE?
Sim! Algumas vezes a motivação da equipe está abalada pela falta de competência para realização de um determinado projeto. Nestas ocasiões é possível realizar um workshop que capacite a equipe ao mesmo tempo em que trabalha seu lado emocional pela dimensão do empoderamento.Também há oportunidades em que realizo um workshop para que as pessoas possam se apropriar de um novo projeto, assumindo a cocriação do "como fazer”.
VOCÊ FAZ WORKSHOP DIRECIONADO PARA EQUIPES DE VENDAS E EQUIPES COMERCIAIS?
Sim, tanto em convenções quanto em capacitações pontuais, focadas em ações de incentivo para força de vendas.
O CONTEÚDO DO WORKSHOP É ADAPTADO CONFORME A REALIDADE DA MINHA EMPRESA/EQUIPE?
Sim! Todo o conteúdo é orientado pelo perfil dos participantes e os resultados almejados pela empresa, incluindo a possibilidade de trabalhar diretamente com os conteúdos do cliente.
QUAL O INDICADOR DE RESULTADOS?
Em um workshop, o primeiro indicador de resultado é o conteúdo/conhecimento gerado pelos próprios participantes, que pode ser visualizado através dos instrumentos utilizados nas atividades prático-reflexivas, incluindo a criação colaborativa de ações de melhorias para sempre implementadas no dia a dia da equipe, que caracterizam uma segunda forma de mensurar os resultados, a partir da transferência da aprendizagem para a prática.
QUAL A DURAÇÃO DE UM WORKSHOP?
Os workshops são personalizados de acordo com os resultados almejados pela empresa, podendo ter entre 4 e 12 horas de duração.
VOCÊ ATUA EM TODO O BRASIL?
Sim! Viajo bastante, realizando palestras e workshops em diferentes regiões, especialmente nos estados em que meus clientes atuais possuem unidades de negócio, como Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA?
Os workshops seguem o metamodelo dos 3Cs, envolvendo os participantes no exercício de:
  • Compartilhar suas experiências para ressignificação;
  • Conhecer novas formas de pensar/agir;
  • Consolidar a aprendizagem através de diferentes atividades inspiradas na Gestão do Conhecimento e Design Thinking.
Além dos processos de capacitação em competências determinadas, os Diálogos de Aprendizagem Compartilhada permitem o exercício de construção de conhecimento e soluções colaborativas, como Planejamentos Estratégicos, projetos, ou elementos como a Visão, Missão, Valores e Proposta de Valor de organizações ou equipes.
EXISTE UM NÚMERO MÍNIMO E/OU MÁXIMO DE PARTICIPANTES?
O número de participantes determina a dinâmica do workshop e está condicionado aos resultados almejados pela organização, mas não representa um limitante à realização, pois já trabalhei com grupos de doze gestores, por exemplo, na capacitação para elaboração colaborativa de um Planejamento Estratégico, até um grupo com 268 participantes numa convenção de vendas.
QUAL O PÚBLICO DOS WORKSHOPS?
O perfil dos participantes é o que orienta a forma de abordagem e a elaboração das atividades prático-reflexivas dos Diálogos de Aprendizagem Compartilhada, portanto, é possível trabalhar com os mais diversos públicos, desde profissionais de áreas estratégicas até as mais operacionais, juntos ou em grupos orientados de acordo com os perfis das atividades desempenhadas.
TEM LIMITE DE IDADE PARA PARTICIPAR DE UM WORKSHOP?
Tal como nas palestras, preciso apenas saber a faixa etária, a fim de elaborar uma abordagem e exemplos que façam sentido para os participantes. Tenho experiência na realização de workshops com colaboradores, familiares (quer saber sobre esta experiência de aprendizagem com familiares? Escreva-me!) e também em projetos com a comunidade, focando em crianças e adolescentes. Para cooperativas, realizei diversos encontros com jovens, tanto no Paraná quanto no Espírito Santo.
VOCÊ UTILIZA APOSTILAS OU ALGUM MATERIAL DE ACOMPANHAMENTO DURANTE OS WORKSHOPS?
Os workshops são 100% dinâmicos, fazendo uso de instrumentos criados com base em ferramentas de Gestão do Conhecimento, Design Thinking e criação colaborativa, o que torna desnecessário o uso de quaisquer materiais de conteúdos, além da apresentação que orienta a trilha de aprendizagem da experiência com o grupo.
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DE UM WORKSHOP?
Os workshops são personalizados para empresas, o que me impede de convidar pessoas estranhas à realidade da organização, especialmente por se tratar do desenvolvimento de competências, às vezes, exclusivas para o core business do cliente.
COMO POSSO CONTRATAR UM WORKSHOP?
Basta clicar aqui e me enviar uma mensagem contando qual o cenário atual, seu ou de sua equipe, apontando os resultados almejados. A proposta é enviada com uma sugestão para a Abordagem Relacional, que consiste na forma de abordagem, os conteúdos-chave, relacionando os conhecimentos a serem tratados, além dos resultados com os quais posso me comprometer.
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA COM ISSO?
O Método ApreciATO vem sendo aplicado há 10 anos, porém, antes deste período meu trabalho já estava relacionado à aprendizagem e desenvolvimento, tendo atuado em projetos de educação especial, capacitação profissional e formação de equipes para a área de business-to-business.
VOCÊ TEM ALGUMA CERTIFICAÇÃO?
Tanto o Método ApreciATO quanto a Conscienciologia Humanista são abordagens exclusivas, criadas por mim nesta última década em que me dediquei ao propósito de promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações humanas. No entanto, para chegar até aqui em certifiquei como Investigador Apreciativo, pela Case Western Reserve University, e também em Six Disciplines of Breakthrough Learning pela Affero Lab e The 6Ds Company, modelo para projetos de aprendizagem corporativa.
VOCÊ PODE CITAR ALGUNS CASOS DE SUCESSO?
Todo caso atendido tem sua confidencialidade respeitada. Mas posso lhe contar algumas histórias e, dependendo de seu foco, é comum eu apresentar diferentes aprendentes, a fim de criar uma rede de aprendizagem colaborativa.
PARA QUAIS TIPOS DE EMPRESAS VOCÊ OFERECE ESSE SERVIÇO?
Atuo em organizações de diferentes segmentos de negócio, como empresas de tecnologia, prestadoras de serviços, indústrias, cooperativas e também em organizações sociais.

Mentorias

QUAL O SIGNIFICADO DE MENTORIA?
As mentorias se baseiam no aconselhamento e acompanhamento de mudanças atitudinais, num processo de conscientização e autoaprendizagem, transformando a prática em ambiente de reflexão, contribuindo para a autorrealização do indivíduo e a melhoria de suas relações sociais, familiares e profissionais.
QUAL O PAPEL DO MENTOR?
Meu papel é o de conduzir o processo de tomada de consciência, através dos princípios da Conscienciologia Humanista, explorando conceitos como a Apreciação do Humano, Intencionalidade e Transcendência, propondo e acompanhando as atividades prático-reflexivas, agindo como um mediador nas relações de aprendizagem do indivíduo com o outro, ou consigo mesmo.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MENTORIA, COACHING, ACONSELHAMENTO E TERAPIA?
A mentoria se diferencia pela aplicação dos princípios da Conscienciologia Humanista, abordagem sistêmica para a mediação apreciativa das relações de convívio, aprendizagem e cooperação, cujo objetivo é promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações humanas. Na prática, as mentorias possuem um dinâmica pragmática, alcançando resultados sensíveis num curto espaço de tempo.
POR QUAIS RAZÕES EU DEVERIA PROCURAR UM MENTOR?
As mentorias são orientadas de acordo com os desafios de cada pessoa, conduzindo-as na construção de sua plena consciência, propondo diferentes formas de como agir. Elas proporcionam o empoderamento e a autonomia para lidar com as diferentes adversidades, tanto pessoais e familiares quanto profissionais, envolvendo a melhoria de suas relações interpessoais, o desenvolvimento de seus talentos ou busca por novos propósitos.
COM QUE IDADE POSSO COMEÇAR UMA MENTORIA?
As mentorias se aplicam a todas as idades, por se tratar de um modelo personalizado, reconhecendo as diferentes adversidades de cada momento de nossas vidas. Atualmente atendo desde crianças e jovens que enfrentam conflitos no ambiente escolar, até pessoas já bastante experientes que buscam por novas oportunidades para se desafiarem profissionalmente.
EXISTE ALGUMA GARANTIA DOS RESULTADOS?
Os resultados dependem absolutamente do envolvimento do próprio aprendente, pois o papel do mentor é o de mediar o processo. Entretanto, os casos trabalhados até aqui apontam para um altíssimo grau de satisfação com as aprendizagens e a descoberta de novos potenciais pelos participantes.
COMO ACONTECEM AS SESSÕES DE MENTORIA?
Os encontros são baseados no diálogo e no exercício de reflexão, abordando situações cotidianas do aprendente, sempre à luz dos princípios da Conscienciologia Humanista, resgatando os resultados alcançados com as atividades prático-reflexivas, explorando o conceito da prática como ambiente de reflexão. As experiências acumuladas pelo mentor são compartilhadas na forma de suas histórias, de maneira natural e orgânica.
QUANTO TEMPO DURA UM PROCESSO DE MENTORIA?
O processo de mentoria é orientado de acordo com as demandas do participante, porém, como o foco está na geração de autonomia, nenhum processo se estende para além de 16 semanas (4 meses). Grande parte dos aprendentes preferem fazer encontros de aconselhamento mensal ou bimestral, após uma experiência de até 12 semanas.
EXISTE MENTORIA COLETIVA OU É APENAS INDIVIDUAL?
Como a mentoria se baseia numa dinâmica de mediação, alguns casos envolvem o atendimento de casais, pais com filhos ou grupos de gestores de uma mesma organização.
COMO LÍDER, QUAIS OS BENEFÍCIOS EM FAZER MENTORIA?
Existe a mentoria orientada à Liderança Consciente que contribui para a autorrealização e melhoria da performance profissional de gestores e líderes, especialmente desenhada para profissionais que assumiram o desafio junto às mais diferentes equipes. Essa mentoria empodera o líder para desempenhar o papel de mediador nas diversas formas de conflitos que podem envolver suas equipes, preparando-o para:
  • Disseminar os valores da organização, reforçando a identidade da Cultura Organizacional;
  • Comunicar de forma assertiva e com propósito, incentivando o engajamento;
  • Estabelecer relações mais empáticas com indivíduos e equipes;
  • Direcionar talentos para o alcance da alta performance.
  • Mediar conflitos nas relações interpessoais e processos de colaboração.
COMO LIDERADO, QUAIS OS BENEFÍCIOS EM FAZER MENTORIA?
A tomada de consciência proporciona o pleno desenvolvimento de diferentes competências, tornando o indivíduo mais autônomo em suas escolhas e na realização dos diversos papéis, independente de seu cargo ou área de atuação.
MENTORIA TEM RELAÇÃO APENAS COM A VIDA PROFISSIONAL?
A mentoria é orientada pela Conscienciologia Humanista, na qual o indivíduo é visto sempre de maneira integral. Portanto, mesmo havendo o foco no desenvolvimento de determinada competência, a tomada de consciência amplia a visão da pessoa para todas as dimensões de suas relações humanas.
QUAL O PERFIL DA PESSOA QUE PRECISA DE MENTORIA?
A mentoria se aplica a toda pessoa que busca se tornar a melhor versão de si mesma. Diferente da ideia de “necessidade”, falamos em termos de vontade de se desenvolver plenamente.
A MENTORIA PRECISA SER PRESENCIAL OU PODE SER ONLINE?
Há vários casos em que o atendimento é virtual, especialmente para os indivíduos que residem fora de Curitiba. Em alguns casos, mesmo pessoas de Curitiba optam pelo atendimento virtual, comprometendo-se com ao menos um encontro presencial por mês, a fim de trabalhar elementos da Dimensão Comunicacional.
QUAL A DURAÇÃO DOS ENCONTROS, PRESENCIAL E ONLINE?
O encontro de diálogo tem a duração de uma hora. Já o acompanhamento das atividades prático-reflexivas é feito especialmente através do e-mail e, em alguns casos, por telefone, sem um limite específico. A comunicação escrita contribui como exercício de consciência da dimensão Reflexiva Cognitiva e também da Comunicacional (elementos presentes em todas as mentorias).
OS ENCONTROS SÃO SEMANAIS?
Sim, pois a tomada de consciência e autoaprendizagem requerem certa disciplina, especialmente no início do processo, por isso os encontros presenciais são semanais. Porém, é importante frisar que o modelo de mentoria se baseia num programa semanal de trabalho, em que o encontro de diálogo se soma às atividades prático-reflexivas realizadas no intervalo entre os encontros presenciais, com o acompanhamento e suporte virtual. Portanto, a dinâmica leva em conta a semana de trabalho, não apenas o encontro pontual.
TEM UM TEMPO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA COMEÇAR A TER RESULTADOS?
Uma experiência de aprendizagem mínima para a tomada de consciência e o desenvolvimento de algumas competências envolve 10 semanas de mentoria, com um encontro semanal, presencial ou virtual, somado às atividades prático-reflexivas.
QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA?
A mentoria se baseia no Método ApreciATO de aprendizagem, somado aos princípios da Conscienciologia Humanista, pautado no metamodelo dos 3Cs, envolvendo a pessoa no exercício de:
  • Compartilhar suas experiências para ressignificação;
  • Conhecer novas formas de pensar/agir;
  • Consolidar a aprendizagem através de diferentes atividades prático-reflexivas para mudança atitudinal.
EXISTE ALGUM MATERIAL DE ESTUDO QUE POSSA ME AJUDAR NO PROCESSO DE MENTORIA?
Durante o processo de mentoria, o aprendente recebe uma curadoria de aprendizagem, recebendo orientação de diversas leituras e estudos complementares que se alinham ao processo de pleno desenvolvimento.
EU PRECISO DE MENTORIA?
Se você acredita que pode ser ainda melhor, que há dentro de você talentos que podem e devem ser potencializados e que há mais na vida do que a pretensa realidade que lhe foi apresentada até aqui, então a mentoria pode contribuir com você!
QUAL O VALOR DOS ENCONTROS?
Cada semana do programa de mentoria, abrangendo o encontro presencial de uma hora e o acompanhamento das atividades prático-reflexivas, tem o investimento de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
O PAGAMENTO É FEITO POR ENCONTRO OU MENSAL?
Os pagamentos são feitos sempre de forma mensal, correspondendo ao número de semanas de trabalho no mês.
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA COM ISSO?
O Método ApreciATO vem sendo aplicado há dez anos, porém, antes deste período meu trabalho já estava relacionados à aprendizagem e desenvolvimento, tendo atuado em projetos de educação especial, capacitação profissional e formação de equipes para a área de business-to-business.
VOCÊ TEM ALGUMA CERTIFICAÇÃO?
Tanto o Método ApreciATO quanto a Conscienciologia Humanista são abordagens exclusivas, criadas por mim nesta última década em que me dediquei ao propósito de promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações humanas. No entanto, para chegar até aqui em certifiquei como Investigador Apreciativo, pela Case Western Reserve University, e também em Six Disciplines of Breakthrough Learning pela Affero Lab e The 6Ds Company, modelo para projetos de aprendizagem corporativa.