"Transforme a prática em ambiente de reflexão!"

Dicas para Papos Inspiradores

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

É engraçado como algumas pessoas me procuram para perguntar o que acho do uso de palestras nos processos de aprendizagem e desenvolvimento organizacional. E a verdade é que eu mesmo sou bastante crítico com o formato tradicional, quando um grande grupo de pessoas se senta para simplesmente ouvir uma só pessoa falar, por mais interessante que a história possa ser.

Sim, reconheço que eu mesmo uso a expressão “palestra” numa das abas do meu site. Acontece que defendo a importância de se criar mais encontros em que as pessoas possam refletir, compartilhar experiências e explorar novas perspectivas.
Assim são os Papos Inspiradores, onde o “público” é transformando em participantes, protagonistas da aprendizagem.

Quero compartilhar aqui três dicas imprescindíveis para se criar um verdade papo inspirador:

  • Diálogo: um bom bate-papo precisa que todos tenham a oportunidade de participar. Por isso é importante romper o modelo de monólogo, convidando as pessoas a contribuir com a construção do conhecimento. Esse diálogo pode ser feito com todo o grupo ou em pequenas equipes, tornando a ação ainda mais dinâmica;
  • Valorização: as pessoas precisam se perceber como colaboradoras de valor, portanto valorizar suas ideias e contribuições é o caminho para potencializar os resultados do encontro;
  • Inspirar: o diálogo e a valorização devem apontar na direção de novas maneiras de solucionar os obstáculos, inspirando novas atitudes.

Além dessas três dicas é preciso lembrar que o tema de um papo inspirador deve fazer sentido para seus participantes, contribuindo de maneira significativa para seu desenvolvimento.

Nesses quase doze anos de jornada venho reunindo um conjunto de vários temas, resultado do trabalho de observação, pesquisa e experimentações interventivas com diversos grupos de aprendizagem. E nas próximas semanas vou compartilhar algumas das reflexões e aprendizagens!

Faça parte desse exercício de diálogo, valorização e inspiração!

Rafael Giuliano,
buscando sempre dialogar e valorizar pessoas para inspirar novas perspectivas!

Quer saber mais!? Conheça os Papos Inspiradores sobre esse e outros temas clicando aqui!

Deixe um comentário