"Transforme a prática em ambiente de reflexão!"

Dica 2 :: O fator humano nas organizações!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Já dizia o filósofo que “não existe nada que seja realmente óbvio”. Por isso é importante (e necessário) lembrar que toda organização é formada por pessoas. E esse fator humano, muitas vezes relacionado aos problemas e “desvios”, é exatamente o ponto de partida para todo processo de inovação e transformação da realidade. Estranho é perceber como esse tema ainda é tão pouco explorado.

Há pouco tempo recebi um convite para um encontro, uma reunião com um grupo de gestores para falar sobre a implantação de uma série de mudanças na gestão da empresa. No dia e horário marcados fui recebido por uma secretária que me levou até uma pequena sala onde esperei por alguns minutos. Depois fui conduzido até uma outra sala onde estavam alguns diretores e dois gerentes envolvidos diretamente com o projeto.

Assim que cheguei percebi que aquelas pessoas estavam ali há algum tempo, já um pouco cansadas e entediadas. Concluí então que não se tratava da primeira reunião do grupo. Eu devia ser o terceiro ou quarto convidado daquela tarde. Sentei e ouvi as boas-vindas do Diretor de Recursos Humanos que apresentou rapidamente a equipe. Então me vez a pergunta-chave de nosso diálogo:

— Por onde você começaria um projeto de mudança?

— Pelas pessoas! — respondi sem precisar pensar.

Uma jovem que, se me lembro bem, respondia pela área de qualidade perguntou?

— Mas o que você faria antes de conversar com as pessoas, uma análise dos processos?

— Na verdade começaria conversando com as pessoas…

Levou alguns minutos, e mais algumas perguntas relacionadas a modelos, ferramentas e métodos, até que consegui deixar claro que minha primeira ação seria envolver as pessoas, fazendo-as perceber que toda mudança seria em prol delas, assim como os resultados dependeriam delas.

Falei sobre a mudança a partir do fator humano, de como provocar o diálogo e valorizar as ideias e contribuições das pessoas pode inspirar atitudes que tornam toda mudança possível.

Quando fui questionado sobre quais seriam os resultados do envolvimento das pessoas, o que aconteceria se déssemos foco ao fator humano, respondi apenas com essa frase:

“Dê às pessoas a oportunidade de dialogar, compartilhar e criar… e você perceberá que elas fazem bem mais parte da solução, do que do problema!”

Toda mudança acontece pelas mãos de pessoas e são mais significativas quanto tem foco em servir às pessoas.

 

Rafael Giuliano,
acreditando que toda pessoa é uma grande fonte de ideias e soluções!

Quer saber mais!? Conheça os Papos Inspiradores sobre esse e outros temas clicando aqui!

Deixe um comentário