"Transforme a prática em ambiente de reflexão!"

Dica 4 :: Como incentivar o espírito de equipe?

É fácil compreender porque o espírito de equipe figura no topo da lista de competências nas mais diversas organizações. Afinal, sem um grupo que saiba colaborar, trabalhar junto de maneira efetiva, elementos como o clima organizacional, produtividade e qualidade podem ser diretamente prejudicados. Mas sempre surge a pergunta: o que fazer para que se estimule cooperação?

Continue lendo

Dica 2 :: O fator humano nas organizações!

Já dizia o filósofo que “não existe nada que seja realmente óbvio”. Por isso é importante (e necessário) lembrar que toda organização é formada por pessoas. E esse fator humano, muitas vezes relacionado aos problemas e “desvios”, é exatamente o ponto de partida para todo processo de inovação e transformação da realidade. Estranho é perceber como esse tema ainda é tão pouco explorado.

Continue lendo

Sobre as Mudanças nas Organizações!

Falar sobre as mudanças nas organizações pode soar repetitivo, ou até óbvio, especialmente se levando em conta as constantes transformações dos últimos anos. Mas mesmo com todos os pontos já discutidos e comentados em centenas de livros, artigos e palestras, ainda percebemos a importância de se trazer um olhar mais humano em todo esse processo.

Continue lendo

Dicas para Papos Inspiradores

É engraçado como algumas pessoas me procuram para perguntar o que acho do uso de palestras nos processos de aprendizagem e desenvolvimento organizacional. E a verdade é que eu mesmo sou bastante crítico com o formato tradicional, quando um grande grupo de pessoas se senta para simplesmente ouvir uma só pessoa falar, por mais interessante que a história possa ser.

Continue lendo

O Employer Branding na retenção e atração de talentos!

Sempre que um assunto aparece repetidas vezes, seja em artigos ou nas conversas de corredor, quase sempre antes de alguma reunião, eu me pergunto se estamos falando de um novo modismo ou uma tendência, especialmente quando se trata de algo que já existe há algum tempo como o Employer Branding aplicado na retenção e atração de talentos.

Continue lendo

Sobre os requisitos para ser uma pessoa normal

 

Você é normal? Como você pode afirmar isso? E se houvesse uma lista detalhada de requisitos, você gostaria de atender todos eles? Esse é o ponto de partida do divertido e reflexivo filme espanhol Requisitos para ser uma pessoa normal, escrito, dirigido e protagonizado por Letícia Dolera, que interpreta Maria, uma jovem de 30 anos que deseja se tornar uma pessoa normal seguindo uma pequena lista.

Continue lendo

Livro II – Primavera Capítulo I – O Museu

post-estacoes-consciencia-escultura-degas-bailarinaLivro II – Primavera :: Capítulo I – O Museu

A sala começou a ser iluminada por raios de Sol ainda tímidos, passando pelas frestas da cortina, abertas pelo balanço do ar frio da manhã de sábado. Consultou o relógio, lembrando do compromisso que não havia aceito, mas também não tinha se negado. Levantou, foi até a cozinha e preparou uma xícara de café. Foi até a sacada, abriu as cortinas e sentiu o vento frio que vinha do jardim. Naquela manhã não havia o balé de carros, nem mães ou pais cheios de bolsas e pastas levando crianças ainda sonolentas em seus uniformes escolares.

Deixou de lado o exercício de observação e se aprontou como se tivesse pressa.

Continue lendo

O princípio da Adesão Livre nas mudanças organizacionais

Post-arg01.17Nesses mais de onze anos de jornada, cada projeto com o qual contribuí também me ensinou algo importante. Lembro da primeira vez em que me preparava para mediar uma experiência de aprendizagem com um grupo profissionais ligados a uma cooperativa. Na reunião de alinhamento da proposta fui apresentado ao material que conceituava o modelo de negócio, regras e, o mais importante, os Princípios do Cooperativismo. Dentre eles um me chamou a atenção de maneira especial: Adesão Voluntária e Livre.

Continue lendo

Página 1 de 512345